A Bangladesh Wikimedia incentiva estudantes locais da secundária a usar a Wikipédia para seu benefício

Translate this post

Estudantes do Secundário Chittagong Agrabad Government Colony mostrando um sinal ‘W’ no Programa. Fotografia por Motiur Rahman Oni, Wikimedia Commons, publicada baixo a licença livre CC-BY-SA 4.0.

Como parte do legado das múltiplas celebrações pelo 10° aniversário da wikipedia em bangla, a comunidade Wikimedia em bangladesh e a Wikimedia Bangladesh —um capítulo local— têm organizado programas de sensibilização em diferentes escolas do país.

Participantes da Escola Rajshahi Collegiate Fotografia por Nahid Sultan, Wikimedia Commons, publicada sobre a licença livre CC-BY-SA 4.0.

Dos nove programas, três organizaram-se em Daca, quatro em Chittagong, um na Patgram Upazila e um em Rajshahi. Wikipedistas locais, professores e organizações culturais ajudaram a organizar os eventos, a cada um dos quais teve uma participação de uma média de 70 estudantes do nono ao décimo segundo ano. A imprensa de todo o país deu cobertura aos eventos, incluindo periódicos como Prothom Alo.[1]

Participantes do evento em Patgram. Fotografia por Nahid Sultan, Wikimedia Commons, publicado sobre a licença livre CC-BY-SA 4.0.

Inquéritos realizados antes da cada evento confirmaram episódios anteriores, demonstrando que aproximadamente a metade dos participantes não conheciam a Wikipédia e que outra quinta parte pensava que se tratava de um projecto da Google. Um décimo dos participantes pensava que era financiada por algum governo e o resto não respondeu ou deu outras respostas. Considerando esses resultados, não é de estranhar que só uma mínima parte dos estudantes soubesse que os utentes soubessem a Wikipédia é publicamente editável.

Considerando isto, iniciamos a cada evento com uma pequena introdução à Wikipédia e aos outros projectos da Wikimedia, a importância que têm para os seus estudos e como os usar efectivamente para obter informação —conhecimento vital para os milhares de estudantes bangladeshes que agora têm acesso à internet em salas de computadores construídos pelo governo em secundárias de todo o país. Mais ainda, lhes enfatizamos que existe mais que só a Wikipédia em inglês. A Wikipédia em bangla cresce a cada dia no seu próprio idioma.

Participantes do Agrabad Government Colony High School (secção para raparigas). Fotografia por Motiur Rahman Oni, Wikimedia Commons, publicado sobre a licença livre CC-BY-SA 4.0.

Estes programas educativos ajudam directamente a incrementar a leitura da Wikipédia entre os estudantes. Esta é uma das metas principais da Wikimedia Bangladesh, porque achamos que para aumentar a quantidade de editores devemos aumentar a quantidade de leitores. A maior parte dos editores da Wikipédia em bangla vêm de estudantes de secundárias e universidades, mas uma grande parte da população estudantil actual não usa a Wikipédia.

Já temos um resultado tangível: um grupo da Wikipédia formou-se no Shaheed Police Smrity School. É moderado por um professor e composto de estudantes interessados de todos os níveis. A nossa esperança é que este tipo de programas escolares motive aos estudantes para que aproveitem a Wikipédia e atraia professores que os expandam e mantenham em funcionamento durante os próximos anos.

Imagens no Commons sobre o programa educativo

Nahid Sultan
Director de proximidade da comunidade,
Bangladesh Wikimedia

  1. Os eventos organizaram-se nas secundárias Shaheed Police Smrity School, Motijheel Government Boys’ High School, Agrabad Government Colony High School (secções para rapazes e raparigas), Chittagong Collegiate School and College, Government Muslim High School, Government Science College Attached High School e Rajshahi Collegiate School. O evento em Patgram organizou-se no centro comunitário da Patgram Upazila em Rangpur. Os participantes do evento foram seleccionados mediante um concurso de perguntas relacionadas a Wikipédia organizado pelos wikipedistas de Patgram. Um total de 120 estudantes de seis instituições diferentes participaram da oficina.

Can you help us translate this article?

In order for this article to reach as many people as possible we would like your help. Can you translate this article to get the message out?